Submissões

A RDFMC está aberta à submissão de artigos, recensões, anotações jurisprudenciais e notas legislativas e doutrinárias.
Todos estes estudos devem ser enviados para o seguinte e-mail: [email protected], com o título: Submissão de estudo para a RDFMC.

Código de Ética

O Código de Ética da RDFMC respeita os princípios do Committee on Publication Ethics.
Saber mais

Livro do Estilo

Todos os estudos publicados na RDFMC adotam o mesmo Livro de estilo, favorecendo a sua harmoniza interna e a consulta das publicações.
Saber mais

Normas de Citação

A RDFMC adota Normas de Citação próprias, inspiradas nas Normas Técnicas mais divulgadas, adaptadas à realidade jurídica portuguesa.
Saber mais

Procedimento de Avaliação e de Publicação

A RDFMC implementou um sistema de avaliação e de publicação célere, eficaz e credível.
Saiba mais

Orientações Gerais

A RDFMC adota um sistema de double blind peer-review, onde é garantido o anonimato dos Autores e dos Árbitros. O Código de Ética da RDFMC regula as condutas dos Autores, Árbitros, membros da Comissão de Redação e Direção. O Código de Ética da RDFMC respeita os princípios nucleares da COPE (Core practices).

As notas legislativas e doutrinárias – com uma extensão máxima de 2 000 palavras –, as anotações jurisprudenciais e as recensões não estão sujeitas ao sistema de double blind peer-review, mas regem-se pelo Código de Ética, com as devidas adaptações.

Artigos

Os artigos submetidos à RDFMC devem ter uma extensão mínima de 5 000 palavras e extensão máxima de 20 000. Excecionalmente, poderão ser considerados artigos com uma extensão superior.

Os artigos submetidos devem respeitar o Livro de Estilo da RDFMC e as Normas de Citação da RDFMC. Os Autores dos Artigos submetidos são responsáveis por garantir o cumprimento de ambos os documentos.

Submeter Artigo

Os artigos submetidos são sujeitos a avaliação prévia por parte da Direção, coadjuvada pela Comissão de Redação, de forma a avaliar a sua adequação forma e substantiva.